Print

Doctors and providers who treat this condition

  

Prevenindo infecções respiratórias comuns

Infecções respiratórias como o resfriado e a gripe são comuns no inverno. Essas infecções são freqüentemente causadas por vírus e, embora possam ter alguns sintomas em comum, não são a mesma coisa. Algumas causam sintomas mais leves e localizados nas vias aéreas, enquanto outras comprometem mais a sua saúde e podem lhe deixar acamado. Você pode tomar algumas medidas para prevenir as infecções respiratórias e, mesmo que fi que doente, você pode evitar que a doença piore se tomar alguns cuidados. 

Homem enrolado no lençol aferindo temperatura com termômetro.

O que é o resfriado?

Os sintomas mais comuns são coriza, tosse, espirros e dor de garganta. Eles tendem a aparecer lentamente e duram de alguns dias a uma semana. Os sintomas do resfriado tendem a ser mais leves do que os da gripe. Em geral, quando você está resfriado ainda consegue fazer a maioria das coisas que normalmente faz.

O que é a gripe?

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, fadiga (cansaço físico), tosse, dor de garganta, coriza e dores musculares. As crianças podem ter enjôos e vômitos, mas os adultos normalmente não têm esses sintomas. É mais provável que um adulto que apresente vômitos e diarréia por um ou dois dias NÃO esteja com gripe, mas com uma infecção gastrintestinal.

Os sintomas da gripe tendem a aparecer rapidamente e alguns, como a fadiga e a tosse, podem durar algumas semanas. Além disso, quando você está com gripe, pode se sentir exausto e incapaz de fazer suas atividades normais.

Quando a infecção piora

Sem cuidados adequados, uma infecção respiratória pode piorar. Isto pode ser algo bem sério. Se você não estiver melhorando, ligue para o seu médico. As complicações podem incluir:

  • Bronquite (infecção das vias aéreas que provoca falta de ar e tosse com catarro amarelado ou esverdeado).

  • Pneumonia (infecção dos pulmões nos quais líquidos e muco se acumulam nos pulmões, dificultando a respiração).

  • Agravamento de outras doenças crônicas, como insuficiência cardíaca, doença pulmonar crônica, asma, ou diabetes.

  • Desidratação grave (perda de líquidos.)

  • Problemas nos seios da face (sinusite).

  • Infecções de ouvido.

Vacine-se contra a gripe!

A vacina contra a gripe lhe protege do vírus da gripe, o influenza, mas não do resfriado ou de outras infecções. Vacine-se nos meses de abril ou maio, antes do inverno começar. Isso pode ser feito em uma clínica, consultório médico, hospital, posto de saúde, laboratório clínico ou centro diagnóstico, ou no seu local de trabalho. Fale com o seu médico sobre isso.

Evite a disseminação dos germes

Ninguém gosta de ficar doente. Para se proteger e também proteger as outras pessoas dos vírus do resfriado e da gripe, tome as seguintes medidas:

  • Lave suas mãos com freqüência. Use um desinfetante para as mãos à base de álcool se você não tiver como usar água e sabão.

  • Não toque nos seus olhos, nariz e boca. Isto pode ajudar o seu corpo a ficar longe desses germes.

  • Procure evitar contato com pessoas com infecções respiratórias. Se possível, evite multidões ou aglomerados de pessoas durante o inverno.

  • Pergunte ao seu médico se você deve ser vacinado contra pneumonia.

Como lavar as mãos

  • Use água morna e bastante sabão. Faça uma boa camada de espuma.

  • Limpe a mão toda, embaixo das unhas, entre os dedos e até a altura dos punhos. Lave por pelo menos 15 a 20 segundos. E não passe somente o sabão sobre a pele, mas esfregue bem!

  • Enxágüe. Deixe a água correr em direção às pontas dos dedos e não em direção aos punhos.

  • Em um banheiro público, use uma toalha de papel para fechar a torneira e abrir a porta para sair.

 

 
 Visit Other Fairview Sites 
 
 
(c) 2012 Fairview Health Services. All rights reserved.