Print

Doctors and providers who treat this condition

  

Teste de triagem de câncer da próstata

A próstata é uma glândula que se encontra abaixo da bexiga. Ela é parte do sistema reprodutivo masculino. Problemas de próstata se tornam mais comuns conforme o homem envelhece. Estes problemas incluem câncer da próstata, o qual é comum nos homens. Muitas vezes ele pode ser curado ou controlado, especialmente se encontrado e tratado cedo. Um teste de triagem pode ajudar a descobrir o câncer.

Testes de triagem ajudam a detectar o câncer até mesmo antes dos sintomas se tornarem evidentes. Mas nem todos os médicos concordam se todos os homens devem ser examinados. Exames podem levar a problemas, tal como encontrar um câncer que não precisa ser tratado. Isto pode aumentar o stress e efeitos colaterais do tratamento. A maioria do peritos sugere que se converse com o médico sobre as vantagens e desvantagens do exame.

O que é câncer de próstata?

Câncer é o crescimento anormal de células. Estas células se forma em uma área. Então podem espalhar-se pelo corpo. Câncer de próstata não apresenta sintomas no seu estágio inicial. Se você tem sintomas urinários, provavelmente estes são por causa de outro problema de saúde.

Seção transversal da pelve masculina O médico insere um dedo no reto para sentir a próstata através da parede do reto.

Fatores de risco do câncer de próstata.

Os fatores que aumentam as chances de desenvolver câncer de próstata se chamam fatores de risco. Estas incluem:

  • Idade. Conforme você envelhece, o seu risco de desenvolver câncer de próstata aumenta.

  • Histórico familiar. Se o seu pai ou irmão tem câncer de próstata, o seu risco é maior.

  • Raça. Homens de descendência africana tem mais chances de desenvolver câncer de próstata. Eles também tem chances maiores de morrer de câncer de próstata do que homens de outras raças.

Teste de triagem de câncer

Fazer um teste de triagem de câncer pode ajudar a verificar se você tem câncer. Testes de triagem incluem o toque retal (TR) e um exame antígeno prostático específico (PSA). Converse com o seu médico sobre as vantagens e desvantagens de exames regulares a partir dos 50 anos de idade ou até antes se você tem maiores fatores de risco.

Antes do seu exame

Fale com o seu médico sobre:

  • Qualquer problema de saúde que você tem

  • Qualquer membro da sua família que tem ou teve câncer de próstata ou outro problema de saúde relacionado.

  • Remédios, ervas e suplementos que você toma

  • Qualquer problema urinário ou sintomas de uma infecção urinária

Exame de toque retal (TR)

O seu médico pode efetuar o TR. O exame é feito inserindo um dedo no reto. Como a próstata é próxima ao reto, muitos problemas de próstata podem ser descobertos com este exame.

Exame PSA

PSA é um proteína criada pelo tecido da próstata. O seu nível de PSA pode ser medido com um exame de sangue. O nível elevado ou crescente de PSA pode ser causado por câncer de próstata. Ou pode ser por outro problema que não é câncer. Um nível menor de PSA quer dizer que câncer é menos provável. O seu médico pode verificar:

  • Proporção de PSA livre comparado ao PSA total. PSA livre é PSA que não está ligado a uma determinada proteína no sangue.

  • Velocidade de PSA. Isto é a velocidade com a qual o PSA está aumentando durante o tempo.

  • Densidade de PSA. Isto a relação entre o nível de PSA e o tamanho da próstata.

Muitos fatores podem afetar os níveis de PSA. Estes incluem a idade, aumento da próstata, ou câncer de próstata. Estes fatores afetam o avanço dos níveis de PSA . Outros fatores incluem uma infeção da próstata ou sexo recente. Estes podem afetar os níveis de PSA por um tempo breve. O seu médico pode explicar como estes fatores podem afetar quando o exame PSA é feito e seus resultados.

Outros exames

Problemas encontrados com o TR podem não ser tumores. Um nível elevado de PSA nem sempre que dizer que você tem câncer. Mais exames podem ser necessários. Após verificar os resultados dos seus exames, o seu médico pode recomendar mais exames. Estes podem incluir:

  • Biópsia. Este exame retira uma pequena amostra de tecido da próstata usando uma agulha fina e oca. Um método de imagiologia, tal como ultra-som, é utilizado para ajudar a guiar a agulha até a posição correta na próstata. As amostras de tecido são testadas em um laboratório para as células cancerosas.

  • Exames de imagiologia. Se câncer for encontrado, exames de imagem podem ser feitos para ajudar a verificar se ele se espalhou. Exames ósseos podem verificar se o câncer se espalhou até os ossos. TC e IRM podem encontrar tumores nos ossos e tecidos moles.

 

Discrimination is Against the Law. We comply with applicable Federal civil rights laws. We do not discriminate against, exclude or treat people differently because of race, color, national origin, age, disability or sex.
 
 Visit Other Fairview Sites 
 
 
(c) 2017 Fairview Health Services. All rights reserved.